Como evitar as pontas duplas e o frizz

12 de Novembro de 2018
Como evitar as pontas duplas e o frizz

Quem sonha em ter cabelos impecáveis tem dois inimigos: o frizz e as pontas duplas. A principal causa desses problemas que atingem grande parte da população é o ressecamento dos fios. O frizz é causado quando a parte externa do fio, a cutícula, fica frágil e quebradiça. As pontas duplas, por sua vez, tornam-se comuns quando o cabelo está ressecado, que faz com que as cutículas fiquem abertas e se ramifiquem nas pontas. Para manter os cabelos bonitos, saudáveis e sem essas duas complicações, alguns cuidados bem simples são super eficientes. Confira nossas dicas:

 

CORTAR AS PONTAS

Não estamos falando em passar a tesoura no comprimento dos fios, mas sim de cortar literalmente as pontinhas das madeixas. Cerca de 2cm já é o suficiente para a manutenção dos fios e se livrar das pontinhas duplas. Cortar as pontas com certa periodicidade estimula também o crescimento natural dos fios e é muito saudável para a saúde capilar.

Alguns métodos foram desenvolvidos para que as mulheres não percam o comprimento na hora de cortar as pontas. O corte bordado, por exemplo, elimina as extremidades das pontas danificadas sem alterar o comprimento. Essa prática é feita com um aparelho específico, encontrado facilmente em lojas do ramo. Se preferir, a técnica é realizada em salões de beleza.

 

PROTETORES TÉRMICOS, HIDRATAÇÕES E FINALIZADORES

Cabelos com frizz e pontas duplas precisam de protetores térmicos antes de passar o secador, pois o uso frequente pode ressecar os fios e abrir as cutículas. Os óleos e reconstrutores podem ajudar nesse momento também, atuando na recuperação das fibras capilares e na nutrição dos fios. Além disso, manter um cronograma de hidratação é importante, repondo os nutrientes perdidos. Os finalizadores criam uma camada sobre as pontas duplas e camuflam a aparência, selando as pontas danificadas.

 

 

Dica: Depois de utilizar os óleos, finalizadores e protetores térmicos é super importante pentear os cabelos suavemente, para que o produto seja espalhado por todos os fios. Os pentes com dentes trançados são perfeitos para essa tarefa, pois eles também auxiliam no tratamento contra frizz e as pontas duplas, por serem ionizados, conterem turmalina em sua composição e dentes trançadinhos.

 

Além deles, escovas para desembaraçar, que auxiliam no tratamento contra frizz e pontas duplas, devem ser com cerdas naturais ou mistas.

  

PENTEAR COM CUIDADO

Cabelos com muito frizz e pontas duplas são, normalmente, mais secos e danificados que o natural. Mulheres com cabelo de alta porosidade, cutículas abertas e mais ressecados que o normal, devem ter cuidado extra na hora de pentear. Se é o seu caso, fique atenta! Inicie o desembaraço pelas pontas, e então siga até a raiz, de modo que não arrebente, quebre ou danifique o cabelo.