Como evitar oleosidade nos cabelos

22 de Outubro de 2018
 Como evitar oleosidade nos cabelos

Oleosidade no couro cabeludo é natural e acontece com todo mundo, apesar de, em algumas pessoas, acontecer em maior proporção. Ter propensão a cabelos oleosos pode estar ligado a diversos motivos, tanto naturais quanto maus hábitos diários que cultivamos. Hábitos que achamos ser saudáveis, mas que, na verdade não são, podem favorecer a oleosidade excessiva dos fios. Conheça alguns hábitos que deixam os seus cabelos oleosos e como manter seus cabelos lindos, saudáveis e sem esse aspecto oleoso:

BANHOS QUENTES

Banho com água quente deve ser evitado a todo custo por pessoas que tenham fios naturalmente mais oleosos. A alta temperatura da água estimula a produção excessiva de oleosidade pelo couro cabeludo e prejudica a saúde dos fios.

 

PROBLEMAS HORMONAIS

Oleosidade excessiva pode estar ligado ao uso de alguns remédios, como os anticoncepcionais, mas também pode ser um problema genético. Nesses casos o ideal é buscar um médico dermatologista para verificar as possibilidades de tratamento.

 

ESCOVAS COM CERDAS NATURAIS

As escovas com cerdas naturais auxiliam na hora de espalhar a oleosidade natural dos cabelos, evitando o acúmulo excessivo da oleosidade na raiz dos fios. Lembre-se de limpar as escovas com frequência, uma vez que esses fios soltos acumulam oleosidade. Utilize os limpadores de escova para isso.

 

SHAMPOO SECO

Este é o melhor amigo das pessoas que têm cabelos oleosos, já que ele deixa o visual perfeito para quem não tem tempo de lavá-los. Ele é um item indispensável na bolsa e pode salvar o visual dos cabelos em uma situação especial, mas não deve ser utilizado exageradamente, uma vez que pode deixar os fios rígidos e sem brilho.

 

PRODUTOS PARA CABELOS OLEOSOS

Peça auxílio do(a) seu(a) cabeleireiro(a) para encontrar o produto ideal para o seu cabelo. Cada cabelo é único e tem necessidades específicas. É fundamental encontrar a linha de produtos que se encaixa nos seus fios e auxilia de fato na situação.

 

USO DE ACESSÓRIOS NÃO VENTILADOS

Chapéus, bonés, toucas e outros acessórios, quando não são ventilados, aumentam a transpiração do couro cabeludo. Sendo assim, podem provocar produção excessiva da oleosidade na raiz dos cabelos.

 

SHAMPOO ANTIRRESÍDUOS

Os shampoos antirresíduos são muito utilizados por quem tem cabelos oleosos. No entanto, o uso excessivo do produto pode causar efeito rebote, pois que os fios perdem propriedades e nutrientes durante a limpeza profunda, ocasionando maior produção da oleosidade natural dos fios para repor as nutrientes perdidos. Use sem excessos!

 

LAVAR OS CABELOS

Lavar o cabelo diariamente, ao contrário do que muitos pensam, não faz mal e tampouco deixa os fios mais oleosos. Utilizando os produtos certos para o tipo cabelo, a lavagem diária deixa os fios mais soltos e com aspecto muito mais bonito. Além disso, o condicionador utilizado deve ser o mais leve e hidratante possível.

 

CONDICIONADOR E MÁSCARA

Quem tem a propensão a ter cabelos oleosos deve utilizar condicionador e máscaras adequados para seus fios, assim como utilizar somente no comprimento dos fios e nunca na raiz.

 

PENTE GARFO

O pente garfo normalmente é utilizado para dar volume à raiz dos fios. No entanto, muitas mulheres com cabelos oleosos adquiriram o hábito de carregar um pente garfo na bolsa evitando, assim, passar as mãos nos cabelos a todo momento. A gordura das mãos em contato direto com os fios pode provocar a produção excessiva de oleosidade na raiz dos cabelos.

 

Pente Garfo Ionizados Mini

 

ALIMENTAÇÃO COM ALTO NÍVEL DE CARBOIDRATO E GORDURA

Alimentos com altos níveis de carboidratos e gorduras podem contribuir para a oleosidade dos cabelos e, também, da pele. Manter uma alimentação saudável e balanceada auxilia no fornecimento de nutrientes necessários e que impactam positivamente na saúde dos fios.